4. Situações Embaraçosas– Amabilidades

Verfasst am: 28. September 2016 von Barbara Keine Kommentare

Situações Embaraçosas – Amabilidades

Aconteceu uma situação desagradável ao paciente idoso, da cama ao lado da minha.
Ele tinha pedido urgentemente uma rastadeira. Entendi sempre “restadeira”. (Embora este utensílio tenha esse nome, como aprendi, não tem nada a haver com aproveitamento de restos.)
Como nesta emergência nenhuma enfermeira estava por perto, veio a fisioterapeuta a correr para ajudar.
Mas tarde demais! O acidente já tinha acontecido.
O senhor de idade ficou com muita vergonha, estava mesmo infeliz sem saber o que fazer. Murmurou muitas desculpas. A mulher jovem tentou acalmá-lo dizendo-lhe que é uma coisa normal. Mas ele de certeza também achou humilhante ter aceite a ajuda da terapeuta, porque não era da competência dela. No entanto, ela fez os seus possíveis para compor o sucedido, tirou os lençóis e limpou tudo. Fez a cama com lençóis fresquinhos e lavou o idoso. Esse, com tanta vergonha, nem ousou olhar para ela, e ela também não se estava a sentir muito confortável, porque este trabalho estava completamente fora da sua competência.

Nesse momento catastrófico chegou o mais simpático dos médicos. Não faltava mais nada!
Esse compreendeu a situação extremamente embaraçosa e tensa com um só olhar e disse ao paciente: „Que bom, que o Senhor está a colaborar com a nossa fisioterapeuta. Quanto mais cedo começar com as medidas de reabilitação, melhor. E Dona Sandra é a mais competente colaboradora que temos nesta casa.”
Que comentário genial e pedagogicamente hábil! Quem me dera ter uma ideia dessas também no momento certo.
Obviamente, essa palavra encorajadora fez muito bem à jovem. Levantou-se e olhou com entusiasmo e gratidão para o médico.
O senhor de idade respirou tão fundo que até se ouvia.

A situação foi salva!

Eine Antwort verfassen