Discurso da Autora Barbara Seuffert

  

Discurso da Autora Barbara Seuffert

É para mim uma grande honra e tenho muito prazer de estar aqui na apresentação do meu livro.

Agradeço - ao Presidente da Câmara Municipal - Sr. Mário João Oliveira;
à Sra. Vereadora do Pelouro da Cultura - Dra. Laura Pires;
à Chefe de Divisão de Bibliotecas e Museus - Dra. Cristina Calvo;
à apresentadora da obra - Sra. Profa. Rosinda de Oliveira

Agradeço a todos os amigos pela visita, especialmente às minhas tradutoras do Porto
Sra. D. Helga Giebelhausen de Campos e a sua filha, Sra. D. Manuela Pinto Ribeiro.

Obrigada a todos e bemvindos.


Este livro "Coragem para sonhar - força para lutar" que escrevi há alguns anos, depois duma palestra em Magdeburg perante seiscentos representantes de "Grupos de autoajuda feminina após o cancro".

Entretanto, muita coisa mudou. A minha mãe, a minha irmã e alguns amigos foram vencidos pelo cancro. Também eu fiquei com cancro pela terceira vez. Mas aqui em Portugal, mesmo durante os meses na clínica de dia do IPO de Coimbra continuava a sonhar sobre a minha vida e realizar e viver os meus sonhos.

A experiência e a compreensão ficaram, que a doença pode abrir a porta ao novo e maravilhoso, quando se tem a coragem de ir ao encontro disso.

Naturalmente tive muitas vezes que aceitar, de forma triste e humilde, que as fantásticas palavras gravadas a spray na parede e que tanto me agitaram e chocaram, obviamente nem sempre estão certas: "Tem coragem para sonhar e vencerás o cancro". Se fosse assim tão fácil...
Se fosse possível vencer o cancro com sonhos, tê-lo-íamos conseguido. Teríamos, nesse caso, encontrado, finalmente, o meio para o derrotar. Não há receita alguma que seja válida para todos os cancerosos. Pelo contrário: cada um tem só o seu próprio caminho, tem de o reconhecer e de o seguir.

Estou agradecida porque posso viver. Sinto-me feliz por poder viver aqui em Portugal, na minha aldeia, à beira do meu Atlântico. É isso que desejo dizer.